Conheça a grade curricular do curso de Medicina
Essa área é responsável pela investigação, diagnóstico e tratamento de problemas que afetam o sistema locomotor ou músculoesquelético. Ou seja, é uma disciplina dedicada à análise de fraturas, lesões e traumas que comprometem a função de diferentes ossos e músculos. Após todo esse esforço, você certamente quer saber qual o salário que ganhará todo mês. O salário de médico é um dos grandes atrativos da profissão e umas das melhores remunerações do Brasil. Ele pode variar em função de alguns fatores, como a especialização médica escolhida e a região do país. O estetoscópio começa a ser utilizado pelo aluno a partir dos estudos de propedêutica. Com ele, é possível examinar tórax e abdômen, auscultar a região e aferir a pressão. Por isso, é fundamental para os atendimentos. Nessa disciplina, o conteúdo não engloba apenas a manifestação dos sintomas como uma série de patologias associadas a cada um deles, o que faz com que o graduando em Medicina expanda significativamente o seu repertório.
Materias do curso de medicina - Nessas instituições, você pode concorrer a uma bolsa de até 100 em Medicina maravilha, não é mesmo? Isso porque sabemos que as mensalidades do curso costumam ser elevadas. Por isso, você tem a oportunidade de estudar de graça sem comprometer o orçamento familiar!
A UCEFF é a maior instituição privada de ensino superior do oeste catarinense. Nosso crescimento está baseado na tecnologia e na alta gestão, impulsionando a formação de cidadãos inovadores, éticos e empreendedores. Acreditamos que a evolução está na força do conhecimento, na qualidade de ensino, no envolvimento das pessoas, e em alterar o estado de consciência de seus alunos e colaboradores. Esse é o poder da transformação do ser. Sendo assim, gostar de animais pode até ser considerado um pré-requisito para o aspirante a médico veterinário, mas, certamente, há características mais importantes para garantir que você tenha sucesso nacarreira. Após esse período, inicia-se o ciclo clínico. Nestes 2 anos, o aluno terá matérias voltadas para a Medicina Clínica, com aulas práticas envolvendo atendimento a pacientes. Inicia-se o estudo da propedêutica (exames para diagnóstico) e semiologia (como se examinar um doente), por exemplo, aprende-se a realizar a anamnese (colher a história clínica) e frequentam-se aulas e estágios das diversas áreas médicas. Por tratar do funcionamento do organismo e estar vinculada aos estudos de Anatomia, é considerada uma das mais importantes matérias do curso de Medicina.
Dentro dessa matéria da faculdade de Medicina, que é muito ampla, estão inseridos outros conteúdos, como a Infectologia (estudo das doenças infectocontagiosas), a Hematologia (estudo do sangue), Reumatologia (estudo das doenças reumatológicas), Pneumologia (estudo do aparelho respiratório), entre outros. O Conselho Federal de Medicina é um órgão criado em 1951 e tem atribuições de fiscalização e regulamentação da prática médica, como registro dos médicos e aplicação de sanções em caso de descumprimento do Código de Ética Médica. Atualmente, ele atua também na defesa da saúde pública e nos interesses da classe médica. Já a Obstetrícia é o ramo da Medicina que acompanha as mulheres durante a gestação, no parto e no pós-parto. O estudante aprenderá como é uma gestação normal, ou seja, sem intercorrências, quais são as principais modificações no corpo da mulher e quais são as doenças e problemas relacionados a esse período. A primeira é chamada de ciclo básico e compreende as matérias de base para o aluno. Nesse caso, são vistas disciplinas como Histologia (estudo dos tecidos), Citologia (estudo das células), Anatomia (estudo das grandes estruturas do corpo humano), Microbiologia (estudo de micro-organismos patogênicos), entre outros.
A Fisiologia é uma ciência voltada ao estudo das funções químicas e físicas que ocorrem no corpo humano. É a matéria que investiga as doenças causadas por vírus, fungos, bactérias e protozoários, além de métodos de prevenção e opções de tratamento. Médicos com essa especialidade são essenciais nos mais diversos espaços, oferecendo desde atendimento hospitalar até orientação para lidar com epidemias. O bom médico deve ser capaz de se comunicar de maneira eficiente com a equipe e com os pacientes. Muitas vezes, é necessário deixar a linguagem técnica de lado para se comunicar de forma clara com eles. O médico também deve estar preparado para dar boas e más notícias para os pacientes, de forma empática, confiante e tranquila. Ter um estetoscópio é prático e altamente recomendado, mas caso não seja possível, o aluno pode usar o material da faculdade ou o de colegas. O mesmo vale para outros instrumentos, como o esfigmomanômetro, que serve para verificar a pressão arterial, e o oxímetro de pulso, que mede a quantidade de oxigênio no sangue. Vários aspectos podem ser pesquisados para você saber mais informações sobre o conceito de uma faculdade: a estrutura dos ambientes de ensino, os materiais utilizados nas aulas, a qualificação do corpo docente e a composição da grade curricular.
Ao optar por um bom material ainda durante o curso, você terá a vantagem de poder contar com esse investimento durante toda a faculdade. E, se for bem conservado, ele poderá ser utilizado até mesmo durante a sua carreira profissional. No curso de Medicina, uma parte razoável da carga horária é teórica, dentro da sala de aula, mas muitas aulas acontecem em laboratórios, com uma boa dose de atividades práticas, reforçadas nos estágios obrigatórios, que representam 35 da carga horária do curso. Essa matéria aguça a curiosidade de estudantes de diferentes cursos. Isso porque apresenta as partes do corpo humano em detalhes para mostrar as relações existentes, as funções envolvidas em cada processo e o funcionamento das estruturas que compõem o organismo. Todos sabemos que as carreiras da área da saúde estão entre as opções mais concorridas nos vestibulares de todo o país. Porém, o que nem todos sabem é que não basta apenas investir em livros e fotocópias solicitados pelo professor: é preciso, também, obter o material do curso de Medicina. Esse tipo de organização é necessário do início ao fim do curso por favorecer a absorção de maior quantidade de informações. Dessa forma, você terá amplo conhecimento para construir um bom futuro profissional e ajudar diferentes pessoas.
Quais são as principais matérias do curso de Medicina?
Um comentário em Confira 7 materiais essenciais do curso de Medicina - Ainda estamos em fase de testes, mas você já pode conferir o passo a passo de como acessar a segunda via do boleto, como identificar os débitos/pendências, onde localizar as notas e datas das provas, como acompanhar seu requerimento, entre outros!
O ciclo básico e as matérias teóricas do curso de Medicina
Como dito acima, se você gosta de animais, costuma lidar bem com eles e acha que, por isso,investir em um cursode Medicina Veterinária é o ideal, tome cuidado. Apenas isso não é suficiente para atuar nessa profissão! Outro ponto tratado pela matéria envolve métodos para descobrir os problemas e doenças que os animais podem apresentar a partir de uma entrevista com os donos, objetivando aidentificação sobre a alimentação do rebanho e hábitos de consumo, por exemplo. Viu só como a grade curricular de Medicina é construída para oferecer ao graduando a melhor formação e, com isso, uma boa atuação no mercado de trabalho? Lembre-se de que para ser um médico de sucesso é importante estudar em uma faculdade conceituada que tenha laboratórios de ponta! A Uniderp oferece o curso de Medicina em Campo Grande, com uma excelente infraestrutura, modernos laboratórios e diversos convênios com instituições e hospitais da região, para que o aluno tenha máximo aproveitamento prático.