Exame de sangue jejum triglicerides by patriciauqtg - Issuu

Qual o tempo de jejum para exame de colesterol?


Na maioria das vezes, basta fazer exercício físico, mudar a alimentação e emagrecer. A chance de precisar de remédio é muito menor, explica. Segundo o especialista, o que estimula o fígado a fabricar os triglicérides é a ingestão dos carboidratos chamados simples, como açúcar, arroz branco, batata e a bebida alcoólica. Por isso, é mais fácil ajustar, destaca o especialista, citando a mudança na dieta. A realização do exame de triglicerídeos é um acompanhamento periódico, mas é altamente recomendável que as pessoas adotem hábitos saudáveis em sua vida. São iniciativas que colaboram não apenas para o controle dos triglicerídeos, como também para o funcionamento pleno do organismo. Veja três dicas essenciais: Você viu que os exames laboratoriais frequentemente complementam a avaliação médica no cuidado com a nossa saúde. Para que o resultado do exame reflita realmente o que acontece no nosso corpo e não sofra influência de fatores externos que podem alterar os resultados, devemos seguir as orientações necessárias antes da coleta.



Como a produção do VLDL é inibida pela insulina (hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por entregar a glicose às células para ser transformada em energia), quando estamos comendo e liberando insulina, sinalizamos ao organismo que há energia disponível. E que, portanto, não há necessidade de os triglicerídeos serem produzidos, já que a função deles é ser a reserva energética. Vale observar que aspectos genéticos que levam ao acúmulo de triglicerídeos no organismo e histórico de doenças cardiovasculares na família são fatores de risco, por isso pessoas nesses grupos devem fazer um acompanhamento mais frequentes dos índices de triglicerídeos. Pessoas com triglicerídeos altos não costumam apresentar sintomas, mas podem ter queixas de indisposição, cansaço e fadiga, em alguns casos. Nos casos em que os níveis estão muito alterados, a condição apresenta lesões na pele, ou xantoma eruptivo, segundo Bertolami. São como bolinhas de gordura que aparecem na pele e podem se espalhar pelo corpo. Mas aí a taxa já pode estar muito alta, alerta.


Para que o exame de sangue funcione de maneira adequada, não pode haver nenhuma influência de fatores externos que alterem os resultados. Sendo assim, os pacientes precisam seguir as orientações médicas antes da coleta. Recomendo que os exames que solicitam jejum sejam feitos na parte da manhã, pois na parte da madrugada conseguimos controlar a fome. O exame terá alterações e provavelmente a pessoa precisará fazer novamente, se não respeitar o jejum, alerta a especialista. Em muitos casos, as pessoas não têm a percepção de que houve um aumento nesse índice, pois não há sintomas muito evidentes. Essa é uma das principais razões para a realização do exame de triglicerídeos. Casos com níveis muito alterados, em geral, estão associados a deficiências familiares de metabolização do colesterol, como a síndrome da quilomicronemia família, doença hereditária e rara caracterizada pela dificuldade no processo de digestão das gorduras. Pessoas com esse diagnóstico podem apresentar concentrações que ultrapassam os 10 mil mg/dL de triglicerídeos. Bom, a prática de jejum antes do exame de sangue garante que o sangue fique sem alterações durante aquele período. Além de evitar que o nível de substâncias do sangue se altere e assim prejudicando a analise final do exame coletado.


O exame Triglicerídeos é feito com a coleta do sangue, assim como acontece em outros exames como Hemograma e Colesterol. Geralmente, retirado do braço do paciente e enviado para análise. No exame é realizado para compor o perfil lipídico, que consiste em analisar os níveis de colesterol e outras variáveis. Manter níveis elevados dos triglicérides aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Acima de 500 mg/dL ou 1000 mg/dL, em adultos, pode levar à aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias) e pancreatite (inflamação no pâncreas). Em contrapartida, não há riscos quando o nível está muito baixo, exceto em situações de desnutrição. De acordo com Napoli, o perfil mais comum do paciente com exame de triglicerídeos alterado é aquele com excesso na ingestão de calorias pela dieta. E, desse modo, maior resistência à insulina. Outras causas, ainda que menos comuns, são a desregulação dos hormônios cortisol ou do crescimento e o uso de anticoncepcional oral. Produzidos no fígado após a metabolização do excesso de carboidratos, gorduras ou álcool ingeridos, os triglicerídeos são carregados pelo VLDL.


O que pode causar triglicérides alto? - Muitas vezes, quando um médico solicita um exame, algumas pessoas sentem dúvidas em relação à necessidade de fazer jejum ou não. O receio de ficar horas sem se alimentar ou de passar mal fazem parte da lista de preocupações do paciente. Por isso, saiba tudo sobre o jejum para exame de sangue.



Quando o triglicérides é considerado baixo?

Exame triglicérides jejum - Os dados dos triglicerídeos (ou triglicérides) são comuns no resultado do exame de sangue. Mas nem todo mundo sabe o que eles representam. E nem o que leva ao aumento nos valores e, principalmente, quais são os perigos de manter níveis elevados desse marcador.



A recomendação do Ministério da Saúde é que o exame de triglicerídeos seja feito, pelo menos, a cada 5 anos por pessoas entre 20 e 40 anos. Após essa faixa etária, a recomendação é que o teste seja anual. Quando você for fazer o exame, lembre-se de se manter em jejum por pelo menos 12 horas. Fazer corretamente o jejum para exames de sangue é importante para que os resultados obtidos sejam fiéis ao seu estado clínico. A seguir, deixamos algumas recomendações para que essa preparação seja eficiente. De acordo com Marcelo Bertolami, assessor científico da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), crianças com histórico familiar de problemas cardíacos devem ter o perfil lipídico dosado a partir dos 10 anos, para identificar precocemente alterações nos níveis dos triglicerídeos. Os exercícios físicos, principalmente os intensos que levam a grande atividade muscular, podem interferir no resultado de alguns testes laboratoriais. Sendo assim, existem casos em que eles devem ser evitados antes do procedimento. De toda forma, é preciso confirmar com o médico para entender a necessidade de cada pessoa.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem