Em uma apresentação que homenageou os heróis negros e indígenas esquecidos da História oficial do Brasil, a Estação Primeira de Mangueira foi a grande campeã do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2019. Uma das mais populares e tradicionais escola de samba do Rio de Janeiro, O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira desfilará no dia 15 de fevereiro, no sambódromo. Em um enredo com críticas políticas e provocações, a agremiação reproduziu a imagem de Jesus como mulher, índio e negro com balas alojadas no corpo, além de tratar da violência policial.
apresentação de samba:
- apresentação de samba dança
- apresentação de samba infantil
- apresentação samba de gafieira
Nossa missão é contribuir para o reconhecimento do que é ser brasileiro através da valorização da ancestralidade africana e da difusão cultural como forma de emponderar indivíduos.
Assim começa o texto de apresentação do samba-enredo da Mangueira em 2020, escrito por Leandro Vieira, que dá aos jurados e ao público uma ideia do que esperar do desfile da agremiação: Nasceu pobre e sua pele nunca foi tão branca quanto sugere sua imagem mais popular.