Punção lombar: o que é, para que serve, como é feita e riscos - Tua Saúde
Portanto, a coleta do LCR para exame de líquor é bastante segura se feita de forma adequada. Considerando que o organismo produz e absorve todo o volume de LCR três vezes por dia, a quantidade retirada não causará nenhum dano no cérebro e medula. Este exame é coletado através de punção na região lombar (nas costas) com agulha especifica e descartável, realizada por um médico especialista. Antes do procedimento, é realizado assepsia do local com álcool 70, anestesia local e em seguida a punção.A dor é semelhante a da coleta de sangue. Por isso, é importante procurar uma clínica de qualidade, que conte com os aparelhos necessários e com especialistas na realização do exame, para que ele seja feito com segurança e gere boas imagens para auxiliar no diagnóstico. A boa notícia é que você já pode encontrar clínicas de imagem e agendar a sua ressonância da coluna cervical sem sair de casa. Na plataforma Doctoralia Lab, você encontra estabelecimentos nas principais cidades do Brasil. Basta pesquisar pelo exame, comparar as opções, escolher a de sua preferência, selecionar um horário e agendar. Acesse agora! O exame de ressonância magnética da coluna cervical é feito no aparelho de ressonância magnética, o mesmo que é usado para outros tipos do mesmo exame. Para a realização, o paciente deita na maca, que em seguida desliza para dentro de um aparelho circular, em formato de donut. É preciso ficar imóvel por alguns minutos enquanto as imagens são capturadas.
Líquor, ou líquido cefalorraqueano (LCR), é um líquido produzido nos ventrículos laterais (cavidades localizadas no interior do cérebro). Sua principal função é fornecer uma barreira mecânica e imunológica, protegendo o sistema nervoso central (SNC). A pessoa pode colocar-se em uma das duas posições, ou deitado de lado com os joelhos e a cabeça junto ao peito, chamada de posição fetal, ou sentado com a cabeça e a coluna fletidas para a frente e com os braços cruzados. Não há maiores preparos para que o Exame de Líquor seja realizado, entretanto, o paciente não poderá estar fazendo uso de medicação anticoagulante, ou de drogas que possam interferir na coagulação sanguínea, como anti-inflamatórios. Foi na semana passada que Carlos Sousa explicou que se encontra a enfrentar alguns problemas de saúde. "Fechei o salão, porque vou ser sujeito a mais testes. Tenho vindo a adormecer a mão, sinto dormência na mão, já sinto na perna esquerda e no braço direito", contou o ex-concorrente da "Casa dos Segredos". Neste momento, o LCR drena normalmente de forma espontânea através da agulha espinhal, podendo ser coletado em tubos adequados para análises posteriores.
Não há nenhum risco da agulha lesar a medula, pois, a medula não tem relação anatômica com o local da punção (a medula termina e a primeira e segunda vértebras lombares e a punção é feita em geral entre a terceira e a quarta). O edema é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios do vestuário ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente. Os testes irão medir os marcadores de distúrbios neurológicos na amostra. Os resultados obtidos por este teste podem ajudar a estabelecer o diagnóstico correto e gerenciar a doença de forma adequada. Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso. É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão retendo líquidos. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema termo médico que se refere ao inchaço.
Exame que tira liquido da coluna - Não é necessário se preparar ou fazer qualquer procedimento específico antes de se submeter ao exame. Não é necessário jejum, nem tampouco evitar ingerir açúcares ou líquidos com cafeína. A assinatura de um termo de consentimento lhe será solicitada antes da realização do procedimento da punção.
Quem usa clipes de aneurisma ou implante coclear deve informar essa condição ao médico para que cada caso seja avaliado. O mesmo vale para as gestantes. A coleta do LCR é bastante segura, se feita de forma adequada. Considerando que o organismo produz e absorve todo o volume de LCR três vezes por dia, a quantidade retirada não causará nenhum dano no cérebro e medula. Não há nenhum risco da agulha lesar a medula, pois, a medula não tem relação anatômica com o local da punção (a medula termina e a primeira e segunda vértebras lombares e a punção é feita em geral entre a terceira e a quarta). A punção lombar é realizada sob anestesia local. A punção lombar geralmente é indolor. Raramente, pode ser doloroso se o local da punção estiver inacessível ou se houver osteoartrite. Seu médico avaliará antecipadamente a segurança e a viabilidade de realizar o procedimento. . Este procedimento é geralmente seguro, com baixas chances de apresentar complicações ou riscos para a pessoa. O efeito adverso mais comum que pode ocorrer após uma punção lombar é dor de cabeça temporária devido à diminuição do líquido cefalorraquidiano nos tecidos adjacentes, podendo ocorrer também enjoos e vômitos que podem ser evitados se a pessoa ficar algum tempo deitada depois do exame.
Durante a coleta do Líquor, é possível também realizar a medida da pressão liquórica com a utilização de raquimanômetros (Manometria). (Figura 3) Por fim, a agulha é retirada e é aplicado um curativo no local da picada. Este procedimento dura geralmente alguns minutos, no entanto o médico pode não conseguir obter a amostra do líquido cefalorraquidiano logo quando insere a agulha, podendo ser necessário desviar a direção da agulha ou fazer novamente a picada em outra região. A ressonância magnética da coluna cervical é uma importante aliada dos médicos quando é necessário identificar problemas de saúde na região. Porém, quem precisa realizá-la pode ter algumas dúvidas: como é o procedimento? Quais as indicações? E o que é preciso fazer para se preparar? A punção lombar é contra-indicada na presença de hipertensão intracraniana, como a causada por uma massa cerebral, devido ao risco de haver deslocamento do cérebro e herniação. Também não deve ser feita em pessoas que tenham infecção na pele que irá ser puncionada ou que tenham um abscesso cerebral. O exame não é indicado para pacientes com marcapasso ou neuroestimulador.
Como se preparar para o exame de ressonância magnética da coluna cervical?
"Não procedem e nem são verdadeiros os fatos relatados na coluna do jornalista Merval Pereira no jornal O Globo de hoje. Jamais existiu nenhum tipo de ação ou pressão que tenha envolvido o governo brasileiro, seja através do Ministério da Cultura ou de qualquer outra instância governamental, frente à questão da imagem do Cristo Redentor. A ressonância magnética da coluna cervical permite investigar dores na região do pescoço, que podem irradiar para os membros superiores. É possível detectar problemas nas vértebras que compõem a área, como fraturas, deslocamentos, trauma, desgastes e degeneração das articulações. Inflamações e tumores são outras alterações que podem ser diagnosticadas. A coleta é realizada por um médico que recebe um treinamento específico para a realização deste procedimento. Após a coleta do LCR, pode ocorrer tontura e, em alguns casos, cefaleia. O paciente deve permanecer em repouso por 24 horas após a coleta do LCR.