SciELO - Brazil - Jornalismo Literário: revisão conceitual, história e novas perspectivas Jornalismo Literário: revisão conceitual, história e novas perspectivas

Curso de Montarias em Touros - Paulo Crimber / Boiada 2RS


Aparentemente, até agora todas as tentativas de definição sobre Jornalismo Literário redundaram em fracasso (CASTRO, 2010CASTRO, Gustavo de. Jornalismo literário: uma introdução. Brasília: Casa das Musas, 2010.). Afirmação correta, pois não há de fato consenso sobre este termo, seja no Brasil ou no exterior. Para fins argumentativos, contudo, podemos propor que é justamente esta porosidade conceitual o segredo do sucesso da práxis e do pensamento sobre Jornalismo Literário. Já em 1995, o jornalista e estudioso estadunidense Mark Kramer ilustrava que, até então, o Jornalismo Literário tinha sido uma forma you-know-it-when-you-see-it (você sabe quando a vê Tradução nossa), para dizer que mesmo nos Estados Unidos ela estava em processo de sistematização (KRAMER, 1995KRAMER, Mark. Breakable Rules for Literary Journalists. In: SIMS, Norman; KRAMER, Mark. (Eds.). Literary journalism: a new collection of the best American nonfiction. New York: Ballantine Books, 1995. p. 2134.). Temas como patrimônio histórico cultural do município fizeram-se presentes, como conteúdo elencado no currículo, em três respostas das entrevistadas [E. 12], [E. 13] e [E. 14]; porém, fizeram-no como forma de estudo, com base em visitas, e com posterior relatório escrito, sem interação com objetos e representações lúdicas sobre o local. Pela análise das respostas, os relatórios obedecem a um cunho descritivo, não voltado para uma reflexão do que foi visualizado pelo aluno, valorizando seu olhar e reelaboração de conceitos. A questão do perfil do profissional volta à tona em geral quando o sistema midiático atravessa momentos de crise. Seja a dos anos 1950, quando, após a Segunda Guerra Mundial, decai a influência do paradigma da mídia francesa em tese mais opinativa e ascende a da mídia estadunidense, tida como mais informativa e concisa. Os líderes daquela fase preconizavam a implantação de novos processos tecnológicos e normativos, como os manuais de redação, e seriam taxados por vozes proeminentes de então, como a do jornalista Nelson Rodrigues (1912-1980), de idiotas da objetividade (COSTA, 2005COSTA, Cristiane. Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil - 1904-2004. São Paulo: Companhia das Letras, 2005., ). Prova de que mudanças paradigmáticas não costumam ser aceitas de forma pacífica pelas comunidades (KUHN, 1982KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.) e de que a noção evolucionista e positivista de que o futuro guarda o melhor não é necessariamente um fato comprovado. Talvez, neste campo das referências, além do estudo sério do assunto e do acompanhamento das novidades, seja importante certa serendipidade, isto é, se deixar ser surpreendido por material de qualidade onde não se esperaria encontrá-lo. A jornalista Eliane Brum, em palestras, costuma revelar que é uma leitora voraz de tudo, incluindo caixas de cereais e bulas de remédio. É esse olhar curioso que permite identificar ângulos novos em cenários conhecidos.



Ola sou de minas gerais mais mora em santa Catarina !! Gostaria muito fazer curso montaria em touros !! Que devo fazer para fica sabendo se ah curso pro lado de santa Catariana Jaraguá do sul !! Tenho 17 anos sonho em monta em touros que tenho fazer pra conseguir !! Gostaria ter retorno obrigado A entrevistada [E. 10] trouxe, em sua contribuição, quando da entrevista, que em suas aulas trabalha os conteúdos que se encaixam no currículo da História Integrada (imigração/formação das cidades). As educadoras [E. 11] e [E. 12] elencam em seus conteúdos a colonização e o povoamento, mesclando-os com aspectos geográficos como localização, clima, relevo, vegetação, hidrografia, economia e pontos turísticos. As semelhanças sociais, econômicas e culturais de dimensão cotidiana, o espaço local e suas relações com outras localidades urbanas e rurais também são abordados aqui. Percebemos uma preocupação em estabelecer relações temporais e espaciais a partir do estudo do local, oportunizando ao educando refletir sobre a sua construção social e cultural.


João Ricardo Vieira lançará curso online de montarias em touros - Este trabalho teórico tem como objetivo sintetizar reflexões desenvolvidas pela autora nos últimos 25 anos sobre o tema Jornalismo Literário. Depois de inúmeras pesquisas feitas neste quarto de século, no Brasil e no exterior, talvez a única certeza concreta nesta área seja a de felizmente se tratar de um campo em construção. Aliás, sua grande riqueza parece ser a pluralidade de vozes, algumas vezes em acordo, outras dissonantes, mas todas estimulantes no sentido de não se contentarem com receitas de investigação comuns e, consequentemente, produzirem achados interessantes.


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O que é Curso De Montaria Em Touros Com Edimundo Gomes?

Curso de montaria em touros - Que o jornalismo está em crise já se sabe desde o início do século XXI. Por isso, parece ser mais produtivo do ponto de vista de pesquisa focar nos exemplos de profissionais e instituições que estão conseguindo oferecer caminhos, se não perfeitos, ao menos possíveis. E, a partir da reflexão destes casos, tirar possibilidades aplicáveis para cada caso. Há, sempre, os bons exemplos advindos de revistas tradicionais neste campo. Para os que dominam outros idiomas, como o inglês, um deles seria a New Yorker, produzindo material de excelência desde 1925. Não é nem mais preciso investir recursos financeiros nesta empreitada de se manter atualizado, pois os veículos liberam certa proporção de seu material gratuitamente em suas redes sociais ou newsletters.


Para você saber mais: Segue uma sugestão de leitura do site de Nova Escola É hora de valorizar nosso patrimônio cultural, nele é retratado o trabalho com as heranças culturais de sua região que permite que o aluno aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela. Após isso, compartilhe com eles o arquivo de contextualização. Com as informações obtidas, eles devem produzir um vídeo de, no máximo, 1 minuto e meio, contando um pouco da história do lugar onde vivem. Peça que compartilhem os videos no grupo da escola. Olha sou diego meu sonho e montar em rodeio tenho apenas 20 anos eu qeria montar eu so nao tenho a corda americana nao tenho nada mais eu ja muntei na fasenda mais meu sonho e conheser adrenalinda Bom dia,gostaria de saber o valor do curso e se a data está mantida em piracicaba dias 17 e 18 de fevereiro de 2017.E quanto a idade tem idade máxima ou mínima. Aguardo retorno.
Grato!!
Att!! Edson


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